A Viação Marechal foi a primeira empresa de ônibus do Distrito Federal a receber certificação ISO 9001:2015, que garante a gestão da qualidade na prestação do serviço no transporte de passageiros. “Foram 17 meses de muito trabalho para consolidar a nossa empresa em um patamar de qualidade mundial”, explica do diretor da empresa Davi Olbertz.

Fábio Luciano, Gerente de Excelência Operacional, coordenou o processo de implementação da gestão de qualidade ISO 9001. "É uma vitória, pois do grupo que fazemos parte, o Grupo Gulin, é a única que foi certificada em 2015. Todas as outras empresas do grupo vão passar agora pela certificação. Então a Marechal Brasília é modelo para as demais, e isso mostra a qualidade da gestão que estamos tendo", diz.

A empresa certificadora verificou todos os macroprocessos (grandes áreas) da Marechal: operação, manutenção da frota, insumos, recursos humanos, área financeira, comunicação, tecnologia da informação e sistema de gestão da qualidade.

"A certificação, sem dúvida, é uma enorme conquista para nós. O próprio Davi, que é nosso diretor executivo, foi sincero em falar que em mais de 30 anos a frente de gestão de negócios, nunca viu uma empresa com 3 anos, como foi o nosso caso, sair do zero e com três anos estar certificada, e ainda numa versão nova da ISO. O auditor chegava aqui, algumas coisas ainda com dúvida e a gente teve que debater, construir uma solução, para que pudéssemos conseguir a certificação. Graças ao empenho de todos, de toda a equipe, nós conseguimos. Creio que não teve nenhum gestor, não teve um funcionário da empresa que não abraçou a causa. Já passamos pela primeira auditoria de manutenção, que foi agora em dezembro e nos saímos bem. Agora vamos continuar a promover os ajustes e melhorias contínuas que temos que buscar sempre. A empresa continua certificada, e a tendência é só melhorar cada vez mais", comemora Fábio.

Com o ISO 9001, a Viação Marechal estabeleceu uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade e que está gerenciando seu negócio de tal forma que assegura que as suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas; com a adoção de uma padronização nas práticas de gestão expressos em processos internos, procedimentos operacionais, rotinas e normas operacionais e administrativas e etc.

A certificação ISO 9001 demonstra compromisso com o passageiro, com foco na manutenção da competitividade e estímulo ao aperfeiçoamento contínuo. "Ao melhorar nossa gestão nós conseguimos, consequentemente, melhorar o serviço oferecido aos nossos clientes. Com a ISO, mostramos que é possível trabalhar com qualidade e essa qualidade ser revertida em benefícios”, explica o gerente.

A melhoria dos processos na garagem da Marechal faz os ônibus operarem com a máxima eficiência possível, diminuindo os custos para a empresa e deixando os passageiros mais satisfeitos, pois podem contar sempre com os veículos em perfeitas condições nas linhas.

Com validade de três anos, a auditoria de recertificação da ISO 9001 será feita em 2019.

Normas da ISO

As exigências de gestão da qualidade refletem também na organização da garagem, tanto em Taguatinga quanto no P Sul, em Ceilândia. Por exemplo: a faixa laranja no prédio da manutenção indica a área de circulação dos colaboradores e visitantes, ou seja, só é permitido andar sobre ela.

Fonte: Pense Mobilidade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *