Inversão de trânsito na faixa exclusiva da EPTG
As faixas reversas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) começarão a funcionar para ônibus das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. A mudança, de caráter provisório, começará a valer a partir da segunda-feira (18/03) e deverá permanecer por um ano. O tráfego na via deve voltar à configuração atual após compra de BRTs e ônibus com portas do lado esquerdo.
Quem transita pela EPTG pode observar que desde meados de janeiro, tratores trabalhavam nas extremidades das faixas exclusivas. Agora, há cones ao longo de todo o trajeto. Dois caminhos em formato de X foram abertos no canteiro central: um próximo ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), outro perto de um dos viadutos que levam a Taguatinga Centro. Com a nova estrutura, durante os horários de pico, uma das faixas exclusivas ficará liberada para motoristas de veículos de passeio; a outra, do lado oposto, será liberada para motoristas de táxis, ônibus e escolares.
Alterações
As alterações valem só para a via principal da EPTG. O trânsito nas marginais não passará por mudanças. Pela manhã, das 6h às 9h, a pista sentido Taguatinga-Plano Piloto funcionará com quatro faixas e veículos de passeio poderão trafegar na faixa exclusiva. Ônibus, táxis e escolares, no entanto, cruzarão o X perto de Taguatinga Centro e circularão na via exclusiva.
Das 17h às 19h45, o procedimento será o mesmo, mas na direção contrária. Motoristas que trafegarem no sentido Plano Piloto-Taguatinga terão quatro faixas para circular, incluindo a exclusiva. Enquanto isso, coletivos, táxis e escolares rodarão na faixa exclusiva da pista oposta.
Pelas contas do governo, a redução do tempo de viagem será de 30 minutos. Ao todo serão 63 linhas operando no modelo invertido.
Confiram as linhas da Marechal que farão parte da mudança:
Deixe um comentário