Notícias

Passe livre requer atualização de cadastro

Passe livre requer atualização de cadastro

Os estudantes que necessitam atualizar o passe livre por conta da mudança de semestre podem comparecer a um dos postos do Sistema de Bilhetagem Automática para renovar o formulário.

A recomendação é que eles não deixem para acionar as agências na véspera do início das aulas para evitar filas nos postos de atendimento. Os endereços das agências podem ser vistos no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Para fazer a atualização, os alunos devem comparecer às unidades portando declaração recente de matrícula. Os postos funcionam de segunda a quinta, das 8 às 18 horas, e às sextas, das 8 às 17 horas.

Segundo a Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010, é assegurada a gratuidade aos estudantes dos ensinos superior, médio e fundamental da área urbana e rural (inclusive de cursos técnicos e profissionalizantes) com carga igual ou superior a 200 horas aulas. Todos os cursos devem ser reconhecidos pela Secretaria de Estado de Educação do DF ou pelo Ministério da Educação.

De acordo com a Lei Distrital nº 4.887, de 2012, têm direito à gratuidade no transporte público pessoas com insuficiência renal e cardíaca crônica, portadores de câncer, de vírus HIV e de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e população de baixa renda com deficiência física, sensorial ou mental. Essas últimas devem preencher um formulário específico e entregá-lo com outros documentos na Estação 112 Sul do metrô.

Fonte: Agência Brasília