Notícias

Passe Livre Estudantil chega a 50 mil cadastros

Passe Livre Estudantil chega a 50 mil cadastros

Desde que começou, em 1º de março, o cadastramento eletrônico para o benefício do Passe Livre Estudantil atingiu 50,3 mil inscritos. Parte das inscrições foi aprovada e existem pedidos analisados, mas pendentes por falta de algum documento ou por informações erradas.

Essa é a primeira vez em que se faz eletronicamente o cadastramento para o Passe Livre Estudantil. A obrigatoriedade do número do cadastro de pessoas físicas (CPF) para ser inserido no sistema é outra novidade. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) não tem ainda expectativa de quantos cadastros serão realizados ao todo. Até o início do ano, mais de 200 mil pessoas tinham acesso ao benefício.

Todos os estudantes do Distrito Federal precisam passar pelo processo, até 1º de abril, inclusive aqueles que já têm esse tipo de passe. O recadastramento, assim como o cadastramento, deve ser feito pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br, e o aluno só precisa ir ao posto para retirar o cartão caso ele ainda não o tenha.

O preenchimento dos dados dura, em média, oito minutos, segundo ferramenta de monitoramento adotada pelo DFTrans. A plataforma permanece aberta, por motivo de segurança, por meia hora. Depois disso, é reiniciada. Por isso, recomenda-se ter à mão todos os documentos a serem anexados.

Depois da análise, realizada por 50 funcionários das empresas prestadoras de serviço de transporte público, o DFTrans informa a situação cadastral ao aluno, por e-mail. O prazo é de até 20 dias úteis. A retirada do passe livre terá de ser no posto do DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto.

Tire dúvidas sobre o cadastramento e o recadastramento para o Passe Livre Estudantil:

O que deve ser feito caso o estudante, depois de finalizar o cadastro, perceba que esqueceu de anexar algum documento?
Quando o cadastro for analisado, o estudante receberá um e-mail informando, se for o caso, os documentos que faltam e terá a opção de incluí-los. É preciso ficar atento ao e-mail e observar também a caixa de spam (local para onde são enviados e-mails sem o consentimento do destinatário).

Quem já tem o cartão do Passe Livre Estudantil precisa retirar outro?
Não. O cartão continuará valendo e só será bloqueado caso o aluno não preencha os dados no site www.passelivreestudantil.df.gov.br. O cadastro é obrigatório para todos os estudantes.

Quando serão informadas as linhas em que o estudante queira utilizar o passe livre?
O aluno não terá a opção de escolher linhas de ônibus. Após a validação do cadastro, as linhas que o estudante poderá utilizar estarão baseadas no endereço de residência e da instituição de ensino.

Depois de finalizado o cadastro, quando o estudante terá acesso ao Passe Livre Estudantil?
O aluno será informado por e-mail, em até 20 dias úteis, e o novo cartão — para quem ainda não faz parte do sistema —, entregue no posto de atendimento exclusivo para estudantes, na Rodoviária do Plano Piloto. Aqueles que já têm o benefício poderão continuar usando-o normalmente desde que façam o procedimento até 1° de abril.

O número de CPF a ser inserido deve ser do próprio estudante?
Sim. O CPF e a identidade informados têm de ser do aluno. No site www.passelivreestudantil.df.gov.br, é possível encontrar informações de como tirar o documento.

Fonte: